O assunto em pauta é Manufatura Avançada. E neste contexto as discussões do dia foram em torno desta temática. Em alguns países conhecido como Indústria 4.0 em outras como Manufatura Avançada.
Depois das boas vindas da CNI, GE apresentou trabalhos e pesquisas na área da inovação que culminou no Global Innovation Barometer; um ótimo compêndio da inovação no mundo (a pesquisa é realizada em 23 países levando em conta 10 setores econômicos). Um resumo da pesquisa é apresentada aqui.
DFKI abriu o painel sobre a Manufatura Avançada mostrando os Desafios e as Perspectivas para um futuro a médio e longo prazo.
Ainda em continuidade ao painel, o Senai Cimatec mostrou a abrangência da Manufatura Avançada, fazendo um flash sobre o assunto no mundo. Em seguida foi apresentado alguns cases da instituição terminando com a apresentação do Flatfish.
Para finalizar o painel, a GE voltou a explanar sobre o assunto focando no desenvolvimento nos seus centros de pesquisa culminando numa apresentação sobre o impacto da internet na indústria.
O debate teve a participação da SAP, GE, CNI, BOSCH, FIESC, FIEB, ROMI, FORD, BRASKEM, SINDIPEÇAS, EMBRAPII, CPFL, IEL, SDE, IBM RESEARCH Brasil, e DFKI.