tempo de buscar


Vivemos momentos de fustigação pelas coisas erradas que fizemos no passado.

Vivemos momentos de ansiedade pelas coisas que iremos fazer, nos pré-ocupamos com algo ainda não real. Ainda não existente.

O tempo do agora já não existe, e esse tempo é desperdiçado. Não vivido. E as pequenas coisas são despercebidas, são ignoradas. Qual foi a última vez em você viu o sol nascer? Qual foi o último banho de chuva? Qual foi a última vez em que você apreciou calado o seu cônjuge?

Diante do momento reflexivo sobre o tempo, me vem a memória um provérbio árabe que diz: O que passou fugiu, o que você espera está ausente, mas o presente é seu.

Precisamos acalmar a mente e interromper a agitação ou pelo menos o diálogo ininterrupto a que estamos acostumados, para poder chegar a um estado de tranquilidade e serenidade.

E esse monólogo mental caracterizado pela sucessão de pensamentos que envolve o passado e o futuro, tira da mente toda a concentração para a apreciação do agora, do presente. Colocando de lado a amplitude das sensações da vida em nosso volta.

Pensamentos e mais pensamentos num loop infinito, atuando principalmente em coisas do que ficou e do porvir, fazendo com a mente deixe de lado os momentos do presente, limitando a visão da vida, acentuando os problemas, criando barreiras instransponíveis.

Uma das consequências do predomínio desta mente limitada é que, ao evadir-nos de maneira constante do presente, a mesma nos impede de viver a realidade que acontece a cada instante, tornando-nos incapazes de desfrutar o que fazemos mais concretamente.

O que passou, já passou e não podemos mudar; e o futuro, ainda que seja bom planejá-lo, sem ansiedade e com mesura, tampouco podemos controlá-lo. Na verdade, o hoje é o único com que contamos.

One thought on “tempo de buscar

  1. Pingback: pensamentos incessantes sobre o tempo | dagobah

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s