Why? (porque?)
porque escrever este post?
Há um tempo atrás, assim que a série da Netflix foi lançada, muitas opiniões sugiram em volta do contexto. Algumas positivas outras nem tanto. E uma delas foi provocante para mim. No anseio de alcançar a onda da notoriedade, o “intelectual” se lançou a comparar a séria a questões de niilismo, a entender o tema como uma reverberação da infantilidade do politicamente correto. A tratar o assunto de uma forma muito superficial. E nessa tentativa expressões como: Saiba! Você não é fraco(a) e não precisa se vitimizar pelo que passa, muito menos se matar.
Estas frases foram lançadas aos quatro ventos, e nem mesmo o mais positive thinking (Norman Vincent Peale) poderia construir uma frase tão poderosa!
A frase foi sim, vazia, sem efeito, sem emoção, sem amor, sem vida.
Pois bem, senhores e senhores. O suicídio é um TABU.
Ninguém gosta ou quer falar sobre ele. E entendo que a séria 13reasonsWhy trouxe este assunto a tona.
Nunca antes havíamos falado tanto sobre o assunto, os jovens passaram a comentar o assunto a dialogar. E o diálogo, o falar sobre o assunto previne o suicídio (e isso é um consenso entre os especialistas). Há pontos falhos na série porém a série foi disruptiva em trazer o assunto a tona. Há cenas que tiraria fora porém como uma obra de ficção, a série não tem o dever de mostrar o “politicamente correto”.
Continuo a comentar para amigos próximos e jovens que a série merece ser assistida e comentada. Vale a pena!
Confesso que gostaria de ter emitido minha opinião a um bom tempo atrás porém, vivendo o assunto e cuidadosamente analisando os episódios, esperei para trocar opiniões e pensamentos.
O que, finalmente chegou.
O video abaixo do Dr Fernando Fernandes é um resumo sobre estes pensamentos.
Ótimo conteúdo!
LikeLike