nossos valores


1st October 1997 – JAMBI PROVINCE, SUMATRA, INDONESIA
Children sitting on a wooden raft on a lake/river surrounded by smoke. Tropical Rainforest on fire.
© L. Lily/Greenpeace

Nossos valores

Desde a tenra idade somos programados a perceber entre o certo e o errado, a reproduzir os valores impostos pela sociedade, porém em algum momento desviamos pelas estradas da vida e corrompemos a integridade no seio familiar.

Corrompemos os nossos valores morais. Nossas crenças. Nossos sonhos. E quando o sonho é interrompido a escuridão nos cerca. Os sonhos são então sufocados pelas “ditaduras” temporais e o que era para ser um instrumento moral para a manutenção da ordem da sociedade passa a ser um instrumento pessoal em prol daqueles que administram a representatividade desses valores.

E o caráter do homem é moldado em cima desses valores. E a lista pode ser grande, muitos desses valores são de certa forma representações emblemáticas para a nossa sociedade, porém alguns apesar de transparecer eticamente corretos, levam o indivíduo para o “lado negro”.

Do meu ponto de vista, dois dos nossos valores são essenciais para a construção do valor moral individual nos dias atuais: honestidade e sinceridade.

SINCERIDADE

A palavra SINCERIDADE deriva do latim sincerus, um adjetivo que usa a junção de sim (um só) e comcerus (que se desenvolve), resultando na ideia de algo que é sempre igual a si mesmo, sem qualquer impureza, ambiguidade.

Hoje em dia, trás o sentido de: sem falsidade.

A sinceridade é o traço da personalidade humana que leva a uma conduta franca e verdadeira.

Ser sincero, carece de aprendermos novas coisas, lançar fora a hipocrisia e estabelecer uma vida diante dos ensinamentos da moral, e para mim a moral cristã baseada na Bíblia.

HIPOCRISIA

A busca do caráter remete a sermos firmes em nossa caminhada, firme em nossa vida com NOSSOS VALORES. Mente fixada nas ações coerentes de nossos pensamentos.

A hipocrisia fala de ações, ou melhor de interpretações. Fingimento.

Fingimento em sentimentos.

Fingimento em virtudes.

Fingimento em ideias.

Fingimento em crenças.

A palavra Hipocrisia deriva do latim hypocrisis, que significa representação de um ator, atualmente está ligadao ao fator moral das pessoas. É como dizer que você segue a Deus mas não obedece os mandamentos.

mimico

REPRESENTAÇÃO

Toda religião tira a sinceridade das pessoas.

Isso pode soar duro para os mais puritanos, mas devemos olhar para a situação com olhos reflexivos.

Num ambiente religioso, principalmente dentro da cristandade brasileira, o mundo olha para as igrejas como um lugar de pessoas felizes e “certinhas”. A imagem da perfeição reina sob o olhar da sociedade numa igreja. E isso se deve a forma como os participantes da igreja modelam suas imagens.

Pessoas arrumadas. Filhos comportados e obedientes. Sempre felizes com sorrisos estridentes. Famílias perfeitas e felizes.

E é neste ambiente que pessoas normais, trabalhadores cansados, famílias destroçadas se chegam. É neste ambiente que os mesmos são forçados a vestirem suas máscaras e perpertuarem o grande teatro de louvores. O enredo é conduzido pela maioria, ditando o comportamento dos indivíduos. Errar o compasso?! Nem pensar.

E pensar em sair do sistema pode custar caro.

Precisamos nos achegar com o coração verdadeiro. Expondo nossas fraquezas a Deus e não aos homens. Precisamos reter a máscara da salvação para realmente transpirarmos o suor da conversão.

3 thoughts on “nossos valores

  1. Mais uma reflexão provocativa, não é, Marcos?
    Ainda estou explorando seus escritos e este em especial me chamou a atenção.
    Confesso que tive que ler o texto umas seis vezes para entender sua reflexão, ficou um pouco confuso (em minha opinião) o modo como explorou as idéias, fiquei na dúvida sobre qual era a sua posição em relação aos valores (se era algo positivo ou negativo).
    Sobre o video, que excelente reflexão, de fato os “pseudo-salvos” precisam tirar as escamas dos olhos e se aproximar da real caridade, que leva a um grande encontro com a própria fragilidade em minha opinião.
    Espero que entenda minhas críticas de modo construtivo.
    Abraços

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s