Hábitos são ações que repetimos com frequência, consciente ou não. Lavar as mãos, comer um doce depois do almoço, tomar café durante uma reunião são hábitos que desenvolvemos ao longo de nossa vida. É um comportamento aprendido, bom ou ruim, automatizado, ou seja sem muito pensar.
É impossível viver sem hábitos.
Eles facilitam nosso dia a dia e liberam espaço para aprendermos coisas novas, poupando nossos neurônios em atividades simples. A conjunção dos nossos hábitos nos leva a criarmos uma identidade própria, uma identidade particular que mostra o que realmente somos no nosso modo de agir.
A mudança de hábitos demanda tempo e disposição.
A construção de hábitos é complexa e envolve diversos fatores, porém a mudança é ainda mais desafiadora. Quando fazemos a troca estamos reprogramando nosso cérebro. Ao substituir um hábito antigo por um novo, são criadas conexões nos nossos neurônios. E essa reprogramação não é simples, porque envolve reforço.
Uma forma eficaz é contar com os amigos para incentivar e cobrar os resultados.
Há alguns livros que tratam do assunto de várias maneiras. Uma delas é a apresentada por Charles Duhigg em seu livro O Poder do Hábito, estabelecendo a teoria gatilho-rotina-recompensa.
Outro livro interressante é Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, neste livro Stephen Covey apresenta 7 hábitos que deveríamos desenvolver para sermos mais eficazes em todas as linhas de relacionamentos.
Resumidamente, apresento dois videos que mostram de forma simplificada estes dois livro. Vale a pena ver.
Os 7 hábitos é um livro fenomenal, super recomendo e escreverei sobre ele no meu blog.
Acho muito importante termos a consciência para onde estamos indo e nossos hábitos podem ser uma excelente bussola.
Criar hábitos compatíveis com seus objetivos de vida sé mais importante do que qualquer planejamento, pois o papel aceita tudo.
Agora, são os hábitos que percorrerão o caminho conosco.
LikeLiked by 1 person