Santa discordância, Batman!
Não. Não vou falar do Batman, mas vou falar daqueles que promovem a contrariedade no mundo imaginário de Gotham. No mundo dos Quadrinhos, para um super-herói galgar o estrelato necessariamente necessitará de um grande vilão, e não necessariamente um super-vilão. Em Unbreakable (2000), Elijah Price promove suas ações levando David Dunn a superar suas dificuldades alcançando o limite de seus poderes, não somente alcançando como descobrindo.
A santa discordância deve ser perseguida.
Deve ser alcançada. Deve ser exaustivamente defendida e entendida. É através dessa discordância que elevamos o nosso conhecimento em entender melhor o que fazemos. A homogeneidade das ideias é algo tolo, e ao contrário a pluralidade das ideias gera ideias melhores ainda.
O mundo gerencial das empresas muitas vezes é limitado a essa homogeneidade, fazendo com que nossas superações passem dispercebidas durante anos, até o confronto com aqueles que as discordam. Num mundo aguerrido, a busca por resultados mais eficazes se torna mais intenso a cada dia, e continuar a fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes não provocará resultados diferentes daqueles já alcançados.
Insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente. [Brown, Rita Mae. Sudden Death, 1983.]
Uma ótima ilustração sobre a heterogeneidade das ideias foi dito por Mario Sergio Cortella durante um evento, vejo o video abaixo do canal Território Conhecimento.
Diálogo e debate é fundamental para evoluirmos socialmente.
Os conflitos são positivos, mas acredito que vivemos em uma sociedade que não sabe discordar sem entrar em embate.
É preciso muita sabedoria e inteligência emocional para conseguirmos termos debates e conflitos respeitosos
Ainda precisamos muito evoluir para termos debate
LikeLike
Sem dúvida! Precisamos evoluir no tocante ao respeito mútuo.
LikeLike