ENCUCAR


ENCUCAR: uma orientação aos seres das ciências exatas.

O tempo não para. O mundo não espera, muito menos nos nossos processos.

Eu sei que VOCÊS são colocados em posições de tomada de decisão e de liderança, e que não temos nenhuma deliberação para uma capacitação de GESTÃO.

Muitos de vocês nunca tiveram oportunidade em discutir assuntos como estes e estão sendo envolvidos a uma velocidade extraordinária.

Isso é excelente, no entanto gostaria de “ENCUCAR” algumas coisas.

 

O teor do assunto GESTÃO é extenso e mesmo com uma capacitação nível “DOM CABRAL”, o assunto não será exaurido.

Gestão não é um assunto estritamente racional, por isso o mesmo se encontra no ramo das Ciências Sociais. Gestão não é seguir um fluxograma, um procedimento. Gestão não é burocracia, a burocracia é uma ferramenta que auxilia a boa GESTÃO (bom, pelo menos é isso que Max Weber queria).

Bom, mas vamos deixar o que não é para…

Não. Não vou definir GESTÃO para vocês.

Gostaria que vocês refletissem sobre o assunto, e buscassem as suas próprias respostas e definições.

Mas como refletir, se não há conhecimento sobre o assunto? É aí que eu gostaria de chegar.

Se não compreendermos bem um assunto, podemos gerar “monstros“ das dissassociações no mundo da gestão, principalmente quando somos oriundos das Ciências Exatas.

Em minha experiência, não fui categoricamente capacitado (tive algumas capacitações), mas o que realmente me ajudou foi:

  1. mudar de mente, pensar sob um novo “prisma“;
  2. realizar leituras de alguns livros; e
  3. investir em treinamentos de liderança em finais de semana.

Quanto ao item 3, é só vc pesquisar que poderá encontrar alguns cursos na cidade, não espere pela sua instituição. Isto é um investimento seu. Isso levará você a uma provocação em pensar diferente começando a inferir no item 1, mas este item é o mais complicado e difícil.

Mas não desista; porém sozinho você estará seguindo na escuridão. Encontre a sua LUZ, o farol a te guiar. Neste ponto o auxílio de um MESTRE poderá lhe ajudar a encontrar o SEU caminho.

Pensar sob um novo “prisma”, é deveras de longe o mais complicado dos três itens acima. Exige muito da nossa capacidade de abstração. Lembre-se você está a muitos anos pensando da mesma forma; as profissões da área da tecnologia tendem a sistematizar tudo, a pensar tudo como um grande Sistema de engrenagens. E é aí que o problema aparece, há pessoas por trás dessas coisas.

Pessoas são sentimentos, emoções. Funções indeterminadas onde o uso da Regra de l’Hôpital não funciona.

Espero que vocês possam “ENCUCAR” o assunto e prosseguir no caminho da GESTÃO.

Por fim, segue uma lista de livros que me ajudou no “amadurecimento” do assunto em minha mente:

Adminstração Estratégica de Ansoff: livro clássico sobre o assunto, apesar de termos autores novos no assunto, porém muitas grandes empresas ainda são pautadas pela forma como Ansoff definiu o assunto.

Safári de Mintzberg: este é outro livro sobre estratégia, no qual o autor compara as diferentes formas estratégicas com os animais. O autor está na ativa e continua a provocar com suas incursões sobre o assunto. Se você acompanha a HBR, provavelmente já deve ter se deparado com algum artigo dele.

Administração da Produção: reuni vários autores sob a batuta de Nigel Slack (Slack escreveu um livro sobre competitividade que me ajudou na compreensão do assunto em manufatura), onde trata de todo a GESTÃO do processo de fabricação de um produto. É bem didático. Este livro é usado pela maioria dos cursos de Administração do país. Na década de 90, era o único livro no país que tratava do assunto.

Gestão de desenvolvimento de produtos: reuni vários professores nacionais, o livro é um guia para adequação da gestão dos processos de desenvolvimento de produtos. Bem didático.

Adminstração de materiais de João José Viana: muito prático e didático, o livro ajuda a compreender melhor questão como nível de estoque, quantidade de peças sobressalentes necessárias para uma boa confiabilidade, se é melhor comprar ou alugar… Há um outro livro sobre o assunto que também mostra de forma clara o assunto: Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais de Petrônio Garcia e Paulo Campos, neste livro eles usam bastante a perspectiva econômica através de exemplos práticos.

Não adianta nada sabermos sobre tudo isso e não termos ação sobre o processo, no livro EXECUÇÃO de Larry Bossidy e Ram Charan o assunto que se permeia é o de RESULTADOS. É best seller. Nesta mesma pegada o livro A ARTE DE FAZER ACONTECER de David Allen é mais direto e processual, ele apresenta o método GTD para aumentar a produtividade nas organizações.

Por fim (que na verdade me despertou para o assunto e que eu deveria ter começado por eles), estão os livros de Vicente Falconi. De certa forma, a Academia não gosta muito de Falconi, por ele trazer de forma prática a questão Gestão. Fui apresentado ao Falconi através do livro Controle da Qualidade Total, e continuei na busca do PDCA. Li Gerenciamento da Rotina do Dia-a-dia e Gerenciamento pelas Diretrizes, não há segredos. Fazer gestão estão nestes livros. Em 2009, Falconi lança um livro, que para é um resumo dos assuntos: O verdadeiro Poder. Se puder “ENCUCAR“, eu diria a vocês começarem por ele. Falconi foi muito influencidado pelas ideias de Deming (o qual merece também atenção).

Há ainda alguns livros que me ajudaram a compreender um pouco mais sobre o assunto gestão: A máquina que mudou o mundo de Womack e Jones, A meta de Goldratt e Cox, e O Modelo Toyota de Jeffrey Liker.

Todos estes livros de certa forma não estão centrados exclusivamente em pessoas e relacionamentos, pois para uma boa gestão estes assuntos também devem ser permeados, mas este é assunto para um outro momento. Porém deixo uma pequena lista de livro que li e que me ajudaram a compreender melhor nosso ser:

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Covey.
O monge e o executive de James Hunter.
A corrosão do caráter de Richard Sennett.
O erro de Descartes de Antonio Damásio.
Decifrar pessoas de Dimitrius e Mazzarela.

É claro que tudo isso foi o início, e o tempo não para, e outros livros continuam surgindo e fazendo parte de minha biblioteca. “ENCUCAR” é preciso.

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s