Um antídoto para o caos


caoss.jpg

Em tempos em tempos reflito sobre as idiosincrasias de grupos que queiram impor determinados pensamentos e diretrizes sobre nossas vidas. Confesso que os “politicamente corretos” nunca fizeram o meu gosto, muito menos por serem fatores condicionantes de uma sociedade “líquida” e que atemoriza grupos, religiões e grandes empresas.

O respeito mútuo entre indivíduos é algo que deve ser perseguido e orientado para as gerações que se seguem, porém submeter de forma impositiva pensamentos homogêneos em um cenário pluralista é de certa forma coibir as diversas expressões de pensamentos. O fato de não concordar com que indivíduos de grupos minoritários não tenham ou não tiveram o poder da escolha com a qual se identificam, não faz de mim um ser desrespeitoso, muito menos segregacional. Somos diferentes. E somos pelas escolhas que fizemos.

Neste eco de bravatas, eis que surge um indivíduo que expõe uma ideia contrária ao “politicamente correto“: Jordan Peterson. Mr. Peterson é um psicólogo canadense que ficou conhecido por sua posição contrária ao projeto de lei que permitia a identificação do sexo neutro em documentos de identidade em seu país. Seus estudos há tempos vem sendo publicados pelo seu canal no YouTube.

Quem é Jordan Peterson?

Mas o que me fez sair das cinzas e escrever este post foi que neste mês o livro do Mr. Perterson (12 Regras para a vida: um antídoto para o caos) saiu em versão Português. Há tempos a ansiedade pairava a minha frente, pois gostaria que mais e mais pessoas pudessem ler e ouvir sobre essas ideias. Vivemos no meio de caos, choques de gerações são constantes, valores são alterados a um espaço curto de tempo. O novo já não é tão novo.

O livro é ousado e traz um pouco daquilo que gostaria de expressar e que muitas vezes tentei e fui mal compreendido. Não farei comentários do que o livro declara, isso poderá ser confrontado àqueles que fizerem a leitura do mesmo, porém abaixo segue um resumo do que são estas 12 regras.

12 Regras para a vida – um antídoto para o caos.

Bom, até logo e uma boa leitura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s