As coincidências na Bíblia


Há algum tempo atrás, estava absorto em minhas pesquisas sobre probabilidade, mais especificamente sobre o teorema de Bayes. Entre as leituras de artigos científicos me deparei com alguns artigos do Prof. Shore, o mesmo pesquisava nesse assunto porém o que me chamou atenção foi um livro publicado por ele 2007, onde ele explanava sobre alguns coincidências encontradas nos primeiros capítulos da Bíblia. Por ser um catedrático e doutor em engenharia, dei crédito aos comentários e passei a ver alguns vídeos no YouTube, culminando na leitura do livro Coincidences in the Bible and in Biblical Hebrew.

As Coincidências na Bíblia (o livro), inicia explicando o valor das letras no alfabeto hebraico e sua importância na cultura hebraica, passando por pontos de reflexão matemática, tais como: a compreensão do que é correlação e o uso do logaritmo neperiano, usado para explicar processos naturais e seus fenômenos que apresentam um comportamento exponencial.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o fato de que o valor das palavras dos planetas mencionados no Pentateuco, quando comparado com a massa dos planetas apresentam uma correlação de 0.97904. Isso significa que há uma relação entre as variáveis [valor da palavra em hebraico] e a variável [massa dos planetas], e que nesse caso é uma correlação linear, logo quanto mais próximo de um mais dependentes são uma da outra.

 

 

 

 

 

Veja que além de estarem descrevendo uma mesma função para as duas variáveis, foi testado estatisticamente os valores para uma confiança de 95%, ou seja o teste conclui que 95% descrevem uma distribuição normal.

 

 

 

Abaixo segue um video introdutório sobre o assunto. O Prof. Shore ainda mantém um blog com as suas últimas informações sobre sua pesquisa.

 

Abaixo um video com mais de uma hora falando sobre a dimensão da implicação da Bíblia na formação de nossa base, nossa origem.

De certa forma, entendo que os grandes dilemas da vida intelectualizada pode chegar a duas perguntas resumidamente:

  1. Qual a nossa origem?
  2. Para onde iremos?

Criação e Destino. E as coincidências na Bíblia de Deus.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s