Como Ler o Apocalipse Sem Enlouquecer

O Apocalipse é carta, profecia e visão, e foi escrito para leitores reais. Quatro escolas de leitura e as regras que esta série vai seguir.
Como Ler o Apocalipse Sem Enlouquecer

Foto por Mark Rasmuson no Unsplash

Um cartunista publica uma charge: um leão de gravata devora um urso de chapéu de pele. Quem lê o jornal do dia entende na hora, porque conhece a notícia, as figuras e o humor da época. Daqui a dois mil anos, um leitor que só tivesse a charge, sem o jornal, poderia concluir que existiram leões que usavam gravata. Ele não seria burro. Estaria lendo uma imagem como se fosse um relatório.

Boa parte da confusão sobre o Apocalipse nasce desse tipo de engano. O livro é feito de imagens, foi escrito para leitores que conheciam o jornal do dia, e hoje é lido, muitas vezes, como quem lê manchete do futuro. Nos quatro posts anteriores, esta série seguiu John Lilly do tanque de isolamento à sua hipótese de uma Inteligência de Estado Sólido (a SSI), e pesou o que ela acertou e errou sobre a inteligência artificial de hoje. Agora a hipótese de Lilly será posta ao lado do Apocalipse, para ver o que a comparação ilumina e o que ela distorce. Antes disso, preciso mostrar as regras do jogo. Sem elas, qualquer comparação vira palpite.

O livro diz o que é logo na primeira linha

O Apocalipse começa explicando o que é, e a explicação tem três partes.

Revelação Do grego apokalypsis: tirar o pano. Mostrar, não esconder. Profecia Abençoado quem lê, ouve e guarda, e não quem decifra. Carta De João a sete igrejas reais da Ásia, no fim do primeiro século.
Figura 1. As três coisas que o livro diz sobre si mesmo logo no começo (Ap 1:1-4).

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João,

A palavra “revelação” traduz o grego apokalypsis, que significa desvelamento, o ato de tirar o pano de cima de algo. O propósito do livro, portanto, é mostrar, não esconder. Quem o lê como código secreto já começou do lado errado.

A segunda parte vem na frase seguinte, e é uma bênção:

Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Observe quem é abençoado: quem lê, quem ouve e quem guarda. Não quem decifra. O livro se apresenta como “profecia”, e o verbo central é obedecer. A terceira parte é a menos citada: o livro é uma carta.

João, às sete igrejas que estão na província da Ásia: Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono

Remetente, destinatários, saudação. É uma carta circular a igrejas de cidades reais, com problemas reais, no fim do primeiro século. Isso tem uma consequência prática: o livro precisava fazer sentido para quem o recebeu primeiro. Uma leitura que só funcione para gente de 2026 está lendo outro livro.

Quatro maneiras de ler, e uma discordância honesta

Os cristãos leem o Apocalipse de pelo menos quatro modos, e todos têm defensores sérios.1

A leitura preterista entende que a maior parte das profecias se cumpriu logo depois que João escreveu, ligadas ao mundo romano do primeiro século. A historicista vê no livro uma sequência da história da igreja, do primeiro ao segundo advento. A futurista lê as visões, a partir do capítulo 4, como o período imediatamente anterior à volta de Cristo. A idealista entende que os símbolos expressam princípios atemporais do conflito entre o bem e o mal, repetidos em toda época.

Séc. 1 (João escreve) Volta de Cristo Preterista Cumprida logo após João, no mundo romano Historicista Sequência da história da igreja Futurista A partir do cap. 4: o período antes da volta Idealista Princípios que se repetem em toda época
Figura 2. Onde cada leitura aplica as visões do livro. As quatro têm defensores sérios.

Os comentaristas mais conhecidos hoje costumam misturar. O estudioso G. K. Beale descreve a si mesmo como adepto de um idealismo modificado e redentivo-histórico. Grant Osborne chama a própria abordagem de eclética, com mais ênfase no aspecto futuro.1 Cristãos que amam a Bíblia e que respeitam a Cristo discordam entre si nesse ponto há dois mil anos.

Isso importa para a série por um motivo simples: eu não vou escolher uma escola e tratá-la como a única possível. Vou usar o que as escolas aceitam em comum. Todas concordam que o livro é dirigido a leitores reais, que usa símbolos e que a vitória pertence a Cristo. É o suficiente para os fins que nos interessam.

O que o símbolo faz e o que ele não faz

Um símbolo bíblico é uma imagem com endereço. Quando João diz o que uma imagem significa, ele mesmo diz:

Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

Estrelas não são estrelas, candelabros não são candelabros. O livro interpreta a si mesmo quando quer. E, quando não interpreta, reutiliza imagens que o leitor já conhecia do Antigo Testamento. A besta do capítulo 13 é um exemplo:

A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E o dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

Leopardo, urso, leão. São as mesmas feras que o profeta Daniel tinha visto subir do mar séculos antes, representando impérios (Dn 7:4-6). João está dizendo ao leitor, com a imagem: pense em Daniel, pense em poderes que exigem o que só é devido a Deus. A figura aponta para um tipo de realidade, o poder político que blasfema e pede adoração, e não para um objeto que se possa fotografar.

Daniel 7:4-6 Leão, urso e leopardo: impérios Apocalipse 13:2 A besta junta os três: leopardo, pés de urso, boca de leão O que a imagem aponta Um poder político que blasfema e exige adoração Não aponta: um objeto que se possa fotografar
Figura 3. O símbolo tem endereço: João reaproveita as feras que Daniel já tinha visto.

O que o símbolo não faz é apontar para uma única coisa em todos os tempos, a ponto de permitir uma lista de “isto é aquilo”. É nesse ponto que as leituras se perdem.

A lista de nomes que deu errado

A história da interpretação do Apocalipse é, em boa parte, a história de generações que reconheceram, no próprio tempo, a besta, o anticristo e o número 666. O estudioso Craig Keener resume o catálogo: Ireneu, no século 2, propôs nomes possíveis; no século 16, a besta era o papa para uns e Lutero para outros; no século 20, houve quem a visse em Stalin e quem encontrasse o número no nome de um presidente americano, por contagem de letras.2 A maioria dos comentaristas modernos vê no 666 uma referência a Nero César, e Keener nota que um documento do deserto da Judeia traz a grafia que dá esse número.2

Séc. 2 Ireneu propõe nomes possíveis Séc. 16 O papa ou Lutero, conforme o lado Séc. 20 Stalin; um presidente dos EUA A besta Os nomes mudam a cada geração; o padrão fica.
Figura 4. Cada época encontrou um nome novo para a mesma figura (segundo o catálogo de Craig Keener).

Cada geração projetou nessas figuras o próprio medo, e as identificações anteriores foram sendo deixadas para trás pelo tempo. E o próprio Novo Testamento já registra o hábito:

Filhinhos, esta é a última hora. E, como vocês ouviram que o anticristo vem, também agora muitos anticristos têm surgido; por isso sabemos que é a última hora.

João escreve isso no primeiro século. A “última hora” já estava em curso, os anticristos já eram muitos. A lição é que o livro treina o leitor a reconhecer um padrão, não a descobrir um nome. Quem passa a vida procurando o nome perde o padrão, e perde a paz também.

O caso de Lilly é uma versão científica do mesmo hábito. Onde outras gerações viram o papa ou Stalin, ele viu a SSI e os seus “agentes humanos modificados” (relatei isso aqui). A roupa mudou, do manto de profeta para o jaleco de neurocientista, mas o gesto é o mesmo: reconhecer um inimigo com rosto e nome no próprio tempo. Por isso Lilly serve de contraste útil nesta série, e não de guia.

Quatro regras para ler o resto da série

Por tudo isso, esta série segue quatro regras ao falar do Apocalipse. Quem acompanhar os próximos posts vai vê-las em ação.

Primeira: o texto significou algo para os primeiros leitores antes de significar algo para nós. A comparação com o presente só é legítima se começar por aí.

Segunda: comparação não é identificação. Dizer que a imagem da besta “se parece” com certa lógica moderna é diferente de dizer que “é” aquilo. Vou comparar, nunca identificar. Isso vale para a SSI de Lilly: ela entra como lente de comparação, jamais como o cumprimento de uma profecia.

Terceira: nada de data. Jesus foi categórico:

Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Quarta: o fim do livro não é alarme, é promessa. A última bênção do Apocalipse repete a primeira: bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia (Ap 22:7). O livro quer produzir fidelidade, e o medo é só um subproduto de quem o lê mal.

Para refletir

  1. Quando você lê uma passagem simbólica da Bíblia, o que a sua primeira reação costuma ser: procurar a que acontecimento de hoje ela se refere, ou perguntar o que significava para quem a recebeu?
  2. Se o livro abençoa quem “guarda” suas palavras, e não quem as decifra, o que muda no seu jeito de estudá-lo?

Referências

Comentários (0)